Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Qualificação
Início do conteúdo da página

Qualificação

Última atualização em Terça, 01 de Agosto de 2023, 11h30 | Acessos: 7032

O Exame de Qualificação deverá ser realizado entre 8 e 14 meses, a partir do início do Curso.

O Exame de Qualificação consiste na apresentação e defesa do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, que deverá contemplar, necessariamente, o processo crítico e analítico da proposta de pesquisa e Produto Educacional. Trata-se de um texto no qual é preciso constar: a explicitação e justificativa do tema e problema de pesquisa; os objetivos do trabalho; e os referenciais teóricos, bem como o plano de desenvolvimento do Produto Educacional pretendido. O projeto deve ser elaborado segundo template a seguir: Template projeto qualificação ProfEPT IFRS

Recomenda-se o envio do Projeto para o Comitê de Ética em Pesquisa ANTES da realização do Exame de Qualificação, elaborado segundo template a seguir: Template Projeto CEP ProfEPT IFRS

 

PROCEDIMENTOS PRÉ-EXAME DE QUALIFICAÇÃO:

1) DISCENTE: solicitar matrícula na atividade “Qualificação”, por e-mail para a Secretaria de Pós-Graduação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), informando seu nome completo e programa ao qual está vinculado;

2) SECRETARIA: realiza a matrícula do discente na atividade “Qualificação”;

 3) ORIENTADOR: cadastrar banca do Exame de Qualificação, via SIGAA (tutorial aqui), no prazo mínimo de 15 (quinze) dias antes do exame.

  • A Banca de Exame de Qualificação deverá ser constituída de, no mínimo, três membros/as com título de doutor/a, sendo o/a orientador/a o/a presidente, um/a membro/a interno/a do Programa e um/a membro/a externo/a ao Programa, garantindo a diversidade de instituições na composição da Banca.
  • Membros/as do ProfEPT, de outras IAs, são considerados/as membros/as internos/as ao Programa.
  • No caso da banca ser composta por um membro interno ao ProfEPT (de qualquer IA) e o membro externo pertencer ao IFRS, deverá ser convidado um quarto membro externo ao IFRS e ao ProfEPT.
  • A escolha dos membros da banca examinadora deve garantir padrões mínimos de imparcialidade, observar e apontar potenciais conflitos de interesse, evitar composições por membros com relações de parentesco, filiação, societárias e/ou comerciais entre si ou com os candidatos.

 4) COORDENADOR DO CURSO: homologar a banca do Exame de Qualificação, via SIGAA (tutorial aqui), no prazo mínimo de 07 (sete) dias antes do exame e encaminhar modelo de ata da banca de qualificação para a/o orientador.

 

PROCEDIMENTOS PÓS-EXAME DE QUALIFICAÇÃO:

1) ORIENTADOR: preencher a ata, coletar as assinaturas dos membros da banca e do discente, e enviar por e-mail para a Secretaria de Pós-Graduação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

  • Para o Exame de Qualificação, serão atribuídos os conceitos aprovado ou reprovado.
  • No caso de reprovação no Exame de Qualificação, o/a discente terá um prazo máximo de 60 (sessenta) dias para se submeter a um novo exame e, em caso de nova reprovação, será desligado/a do Programa.

2) SECRETARIA: consolidar, mediante recebimento de ata devidamente preenchida, a atividade de qualificação, via SIGAA, emitir as declarações de participação de banca examinadora, e enviá-las para os orientadores providenciarem a distribuição aos membros da banca.

 

Os procedimentos estão de acordo com os seguintes regulamentos:

 

Fim do conteúdo da página